Jovens goianos vencem Desafio Aprendizes da Matemática e conquistam intercâmbio cultural em Londres
Primeira-dama Gracinha Caiado entrega premiação a estudantes do programa Aprendiz do Futuro; vencedores recebem medalhas, smartphones e viagem internacional
A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, entregou nesta quarta-feira (24/9), no Palácio das Esmeraldas, a premiação aos integrantes do programa Aprendiz do Futuro que se destacaram no Desafio Aprendizes da Matemática. Os 12 primeiros colocados foram contemplados com medalhas de ouro, smartphones e um intercâmbio cultural para Londres, marcado para o período de 21 a 30 de outubro.
O projeto, realizado pelo Goiás Social em parceria com a Renapsi – Demà Aprendiz e o Senac Goiás, contou com quase mil inscritos. A seleção envolveu análise do boletim escolar, testes e prova final, aplicada em 6 de setembro com 100 aprendizes de todo o estado. Além dos premiados com viagem, outros 10 jovens receberam medalhas de prata e smartphones, enquanto oito conquistaram medalhas de bronze acompanhadas de fones de ouvido.
Durante a solenidade, Gracinha destacou a determinação dos jovens. “A dedicação, a disciplina e a coragem de cada um são virtudes que os levam a voar mais alto. Vocês vão representar Goiás no mundo e voltarão com uma bagagem cultural que marcará suas vidas para sempre”, afirmou.
O programa Aprendiz do Futuro, criado em 2021, já beneficiou mais de 15,8 mil adolescentes, com investimento de R$ 400 milhões. A iniciativa visa profissionalizar e inserir jovens no mercado de trabalho, além de estimular a permanência escolar. Para o secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, os resultados comprovam que “a educação é o caminho para transformar sonhos em realidade”.
Os intercâmbios culturais já levaram aprendizes a cidades como Paris, Genebra, Lausanne, Barcelona, Bruxelas e Lisboa em edições anteriores. Neste ano, os selecionados terão experiências educativas e culturais em museus, pontos turísticos e espaços de inovação em Londres.
O primeiro colocado, João Gabriel Kotke, aprendiz lotado no Vapt Vupt de Valparaíso de Goiás, celebrou a conquista com emoção. “Somente o estudo liberta a mente. Essa viagem vai mudar não só a minha vida, mas a de toda a minha família”, afirmou.
