Belém do Pará é escolhida como sede da COP30 por sua importância histórica e estratégica

 Cidade amazônica tem papel central desde o período colonial e agora será palco do maior evento global sobre clima em 2025

Por Raniel Vieira - 16/08/2025 | 12:10

- Internet



Belém do Pará não foi escolhida sem motivos para sediar a COP30.

Existem diversos fatores que podem ser destacados, mas aqui será apresentada uma visão geográfica e histórica.

Primeiramente, essa diferenciação verifica-se através das funções urbanas de natureza político-administrativas: em cada uma das duas capitanias passou a existir uma capital, várias vilas e numerosos povoados, estabelecendo-se assim uma hierarquia político-administrativa em cujo topo situa-se Belém (CORREA, 1987, p.46).

Ainda de acordo com Corrêa (1987), as ações estabelecidas no espaço amazônico pela companhia pombalina possibilitaram a organização desse espaço, que se desenvolveu ganhando formas dinâmicas. A região amazônica passou por um processo de urbanização desigual, com realidades complexas e diversas em dinâmicas socioespaciais que a tornam singular no âmbito da formação urbana. É dessa forma que se inicia o processo de colonização e, consequentemente, o desenvolvimento da rede urbana amazônica.

As cidades centrais que poderiam prestar mais serviços à população eram encontradas em locais de maior acessibilidade. Eram as cidades principais, como a grande Belém. Durante a colonização, algumas cidades foram criadas em locais que pudessem desempenhar a função de proteção e de ponto de partida para a conquista de território. A cidade de Belém apresentava sua localização nas proximidades da embocadura secundária e meridional do Amazonas, protegida do oceano e distante do estuário norte, conhecido pela violência das águas e ventos que perturbam a navegação. Essa posição estratégica garantia-lhe acesso e controle do litoral e do vale amazônico (CORREA, 1987).

Portanto, Belém foi fundada de maneira estratégica e em um local estratégico, em função do oceano que também era utilizado como meio de acesso a outras localidades próximas. Assim como Belém, outras cidades da Amazônia também foram criadas com essas mesmas características espaciais. No território brasileiro temos vários exemplos de cidades fundadas para desempenhar funções de proteção territorial, como Salvador, Rio de Janeiro e São Luís.

A expansão do extrativismo da borracha garantiu às cidades da Amazônia novas dinâmicas espaciais, bem como o desenvolvimento da rede urbana (CORRÊA, 1987). Pode-se afirmar que as redes urbanas são construídas de acordo com a lógica do capital.

A COP30 será realizada em Belém, no estado do Pará (Brasil), entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, conforme confirmado pela UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima).

Detalhes principais:

Período do evento: Segunda-feira, 10 de novembro de 2025, a sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Local: Parque da Cidade / Hangar Convention and Exhibition Centre, em Belém, Brasil